Como as notícias falsas podem influenciar a sua vida

Quando o assunto são notícias, nem sempre quantidade vai ser sinônimo de qualidade, e nem sempre o maior anunciador vai ser o melhor. No entanto, se você procura por notícias fresquinhas para conseguir se atualizar, é fácil encontrar algum lugar confiável e que não publique notícias falsas para enaltecer algum dos lados.

Nos dias de hoje, temos muito problema com relação a notícias por conta das famosas fake news, um problema que pode causar severa falta de informação e, ainda pior, passar mentiras adiante de forma rápida.

O que são as notícias falsas?

A prática das fake news (notícias falsas) tem como principal objetivo desviar a atenção do público de polêmicas e, evitar assim, sérias investigações por parte da política. Mas vale lembrar que este termo deve ser usado apenas nesse sentido, já que também existem casos de desinformações, assim como de notícias falsas. No entanto, as fake news têm a força suficiente para caminharem sozinhas, já que elas geralmente apelam para o lado emocional.

Uma notícia falsa com um bom título sensacionalista pode ter grandes chances de ser compartilhada por várias pessoas, já que em um momento onde a polarização política se faz forte as pessoas geralmente vão em busca de argumentos que possam justificar os seus posicionamentos e opiniões.

De forma resumida, quem espalha notícias falsas geralmente se aproveita da ingenuidade e também da falta de autocrítica da massa, assim como o costume inexistente de checar a fonte das informações. Geralmente os produtores de notícias falsas ganham muito dinheiro em poucos meses. De uma forma bem simples, na verdade. Eles apenas têm que colocar plug-ins de propaganda em seus sites e, conforme as pessoas vão lendo, mais eles vão ganhando.

Na hora de escolher um bom lugar para se atualizar, faça sua própria análise. Só assim você vai poder verificar se a notícia tem procedência adequada ou se é apenas uma mentira criada para você cair no conto do vigário!