Como descobrir se uma notícia recente é real ou apenas um boato

Talvez você tenha recebido uma notícia nova por alguma rede social, como Facebook, Instagram, ou até mesmo pelo Whatsapp, e acabou ficando em dúvida para saber se aquela história toda é realmente verdade.

Antes de sair por aí compartilhando, vale muito a pena dar uma checada boa, já que isso pode evitar que fake news (notícias falsas) se espalhem e multipliquem por aí. Para fazer isso você precisa seguir alguns passos.

1. Antes de mais nada, leia a notícia

Mensagens que são falsas geralmente têm poucos detalhes e são feitas de forma genérica, com vários adjetivos e letras maiúsculas. Elas geralmente terminam com algo trágico ou dramático, então fique bem alerta, já que este tipo de informação é bem frágil e ela sempre precisa ser inflada de alguma forma. Você com certeza já viu títulos e imagens bem apelativos, os famosos click baits por aí.

2. Confira a data da notícia

Os boatos geralmente não têm uma data de quando o fato realmente aconteceu. Por conta disso, eles geralmente têm vida longa, já que podem circular sem uma data de expiração. Também tem quem espalhe notícias antigas como se fossem reais ou atuais, então sempre veja a data.

3. Quem compartilhou

Fique de olho para saber qual a fonte real da mensagem. Boatos geralmente não citam os autores e, às vezes, mencionam uma fonte qualquer, sem incluir links para que você possa confirmar o assunto.

4. Confie em quem entende do assunto

Procure sempre ter suas informações de uma fonte confiável, com a qual você possa sempre contar para se atualizar nos acontecimentos do mundo inteiro, sem ter que ficar se preocupando em verificar se a notícia é, de fato, verdadeira ou não.

Agora você já sabe as melhores formas de lidar com informações falsas e como identificá-las. Se você quer notícias recentes para se manter informado, procure algum lugar confiável.